Início » Justiça 2.0

TJRJ disponibiliza aplicativo “Assinador Livre”

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro 24 de outubro de 2013 29 Comentários

O Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro disponibilizou o aplicativo “Assinador Livre” para facilitar a inclusão de assinatura digital nos documentos em formato PDF. O recurso será utilizado pelos usuários que possuírem um certificado padrão ICP Brasil e desejarem usar o Sistema de Petição Eletrônica, adicionando uma assinatura digital no documento PDF que foi gerado a partir do documento de petição criado pelo advogado.

Somente são assinados digitalmente documentos em formato PDF, independentemente da origem e do programa que gerou o documento. É importante ressaltar que não é obrigatório o uso do PDFCreator, ou seja, é possível o uso de qualquer outro programa livre ou comercial para conversão de documentos em formato PDF.

  • Pré-requisitos para instalação do “Assinador Livre”: Windows XP SP2 ou superior, Dot NET Framework 2.0, Microsoft Installer 3.1 (ou maior) – o “Assinador Livre” não funciona em versões diferentes de sistema operacional ou sem a instalação dos referidos softwares.

Obs.: é facultada ao usuário a utilização de aplicativo assinador de PDF, podendo ser escolhido qualquer aplicativo disponibilizado no mercado ou por outros tribunais.

  • Pré-requisito para uso do “Assinador Livre”: conversor de documentos para o formato PDF e possuir Assinatura Digital padrão ICP Brasil (formato A1 ou A3).
  • Uso necessário, mas não obrigatório: visualizador de arquivos PDF – Acrobat Reader.

Para maiores informações, foi disponibilizado um manual do aplicativo, para acessá-lo clique aqui e para efetuar o download do aplicativo clique aqui.

Artigos Similares

29 Comentários »

  • tino a.franco disse:

    Gostaria que o TJRJ usasse dos mesmos criterios da justiça federal, pois seria mais rapido e haveria economia processual.

  • GENTIL SPERANDIO P. NETO disse:

    Como sempre, a ineficiencia do EStado sempre se faz presente. Vejam o titulo da matéria: “TJ DISPONIBILIZA O ASSINADOR LIVRE”. E onde está o LINK para baixarmos? Colocaram um LINK do manual, mas do Anador NADA. É impressionante a maldita burocracia deste país e a incompetência.

  • Omar Kaminski (author) disse:

    Prezado Sr. Gentil, obrigado por seu comentário. O senhor leu a matéria até o final? Se o tivesse feito, provavelmente encontraria o link para download exatamente na linha final. Observo que o fato do senhor não ter encontrado o link não faz das pessoas incompetentes e burocratas. O Google, inclusive, está aí para resolver seus problemas. Felicidades. Ah, para facilitar: http://www.tjrj.jus.br/documents/10136/33009/AssinadorLivre.exe

  • Vitor Hugo disse:

    Prezado Omar
    Este aplicativo permite co-assinaturas? ou seja, dois advogados assinando um único documento?
    Obgdo.

  • Omar Kaminski (author) disse:

    Sim, permite. Boa sorte.

  • Paulo disse:

    Me ajudou muito, obrigado!

  • Junior Tjunik disse:

    Aplicativo de excelente serventia e de fácil utilização. Ajudou bastante. Obrigado!

  • tino a. franco disse:

    Eu tinha dito que a justiça federal era um exemplo de versatilidade. Ledo engano. Tudo agora piorou. Todos os advogados são obrigados a comprar a certificação digital. Onde rola dinheiro temos sempre que ter desconfiança.É triste mas isso é “brazil”.

  • Ramires disse:

    Como obter o assinador livre para o iMac? E se vier ripado qual o programa para abri-lo? Obrigado.

  • Camila disse:

    Olá, bom dia. Gostaria de saber se esse app realiza assinatura em lote.
    Exemplo: tenho três documentos com 100 páginas cada um, o app consegue assinar os três arquivos simultaneamente?

  • Omar Kaminski (author) disse:

    Camila, sugiro que baixe o app e experimente. Não me lembro se há essa funcionalidade.

  • ANDERSON disse:

    E que não usa Windows. Por exemplo eu uso o MAC/Apple que usa o sistema operacional diferente, como assinar para usar no TJ RJ? Alguem sabe?

  • Omar Kaminski (author) disse:

    Esse não é o único assinador compatível com o peticionamento eletrônico. Basta procurar outro que rode no OSX.

  • Rubens Mattos disse:

    Boa tarde!

    Não estou conseguindo assinar no meu computador (windows 7, ultimate 64 bits, eletronicamente. Aparece sempre a janela com os seguintes dizeres:

    ” não existe selecionáveis com os filtros especificados”

    por favor preciso de orientação para resolver este problema, pois não estou conseguindo trabalhar.

    desde já agradeço

    Rubens Mattos

  • karina disse:

    Boa tarde,

    instalei o windows 10 e ontem eu fiz uma atualização que o sistema liberou e apos isso o meu assinador livre começou a dar erro.

    como posso resolver isso?

    Desde já grata.

  • Omar Kaminski (author) disse:

    Embora minha página não seja um “help-desk”, estou com o mesmo problema. E não se trata de problema no Assinador Livre do TJRJ, e sim no “middleware” Safesign, que faz os “tokens” e os cartões funcionarem. Vide aqui:

    https://social.technet.microsoft.com/Forums/windows/pt-BR/f7fdc495-2181-4b30-9387-35607c4f4d7f/certificado-digital-socorro

  • karina disse:

    Boa tarde,

    Omar, obrigada.

    O pc é 64 bits e ele funcionou com a instalação do software do 32bits, nos sites ficou bom porem no assinar livre da erro.

    eu vi essa resposta em algum lugar.
    não funcionando pois não é capaz de identificar que o .net framework está dentro do pacote do windows 10.

  • Omar Kaminski (author) disse:

    Provavelmente seja necessário que o TJRJ lance uma nova versão do Assinador.

  • nuel disse:

    concordo a justiça federal é célere eficiente e eficaz…será q é porque os juízes talvez sejam de marte ou será que tcu é mais exege do que tce ??? quiçá dia deste nós descobriremos através do lava tj rj.

  • HORACIO DE REZENDE NETO disse:

    o sistema da justiça federal nem se compara de eficiente…quem ganhou com uma porcaria dessas….inclusive a da justiça do trabalho e o sistema da justiça estadual…..nossa….que pais que as pessoas pareçe que fazem de propósito as coisas ficarem mais complicadas…se já tem a da justiça federal porque não colocaram a mesma?

  • Fernando Canedo disse:

    Omar, conseguiu resolver a questão do WIN10?
    Estou com receio de fazer a atualização e não poder mais trabalhar.
    Outro ponto é que não entendi se é possível utilizar MAC para peticionar. Se souber, peço que me aponte o caminho, uma vez que o sistema é mais confiável.
    Grato

  • Omar Kaminski (author) disse:

    Fernando, creio que ainda não haja solução oficial disponibilizada. Quanto ao Mac, procure por “mac pje” no Google que há alguns tutoriais. Aqui funciona normal. Boa sorte.

  • Rodrigo disse:

    Olá, não consegui fazer funcionar no windows 10, ele não encontra o token, poderia me dizer se existe uma solução para esse problema?

  • lígia disse:

    Concordo. estou tentando e nada. informa que “não existe certificados selecionáveis com os filtros aplicados”…
    Por que realmente não colocaram um sistema como da justiça federal TRF2? Que é muito simples, não precisa de token, assinador de PDF, etc?
    Além que temos que pagar, token vence, e o pior, não é nada simples.
    O da federal qualquer um que use e-mail sabe mexer sem dificuldades alguma. Alguma coisa têm….

  • Merhy Daychoum disse:

    Não está disponível para computadores appel??

  • Omar Kaminski (author) disse:

    Isso deve ser perguntado ao TJRJ.

Deixe seu comentário!

Por favor, mantenha o tópico em ordem. Spam não é permitido.

Você pode usar as seguintes tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>