Início » Arquivo

Artigos marcados com: certificação digital

Justiça 2.0 »

[26 jun 2015 | Tribunal Regional Federal da 3ª Região ]

A partir de 21 de agosto a Justiça Federal da 3ª Região passa a oferecer um novo serviço que promete revolucionar a maior região do Poder Judiciário federal do país. A data marcará o início da implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) na 3ª Região, a começar pela 1ª e pela 3ª vara federal da Seção Judiciária de São Bernardo do Campo (SP), abrangendo mandados de segurança em 1º grau de jurisdição e recursos subsequentes em 2º grau.

Notícias »

[24 abr 2015 | Instituto Nacional de Tecnologia da Informação ]

A Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil iniciou as atividades de sua nova cadeia de certificação, a v4. A emissão do novo Certificado ocorreu na tarde desta quinta-feira, 23, em Brasília. Trata-se de um momento importante para a ICP-Brasil uma vez que a nova versão de raiz com algoritmo criptográfico é diferente do comumente utilizado RSA.






Justiça 2.0, Multimídia »

[16 mar 2015 | Justiça em Questão no Youtube ]

O programa aborda a implantação do Processo Judicial eletrônico (PJe), o certificado digital e o descarte dos processos judiciais de papel. Vivemos na sociedade da informação e praticamente não conseguimos pensar em nossas rotinas sem a presença da tecnologia. Nas relações sociais, no lazer ou no trabalho, as atividades dos seres humanos estão cada vez mais mediadas por aparatos tecnológicos e pela Internet.






Justiça 2.0 »

[25 fev 2015 | Conselho Nacional de Justiça ]

Está disponível para tribunais de todo o país a nova versão (1.7) do Processo Judicial Eletrônico (PJe), que permite acesso por meio de login e senha, resultando em facilidade, mobilidade e economia aos usuários. Até então, o acesso era feito exclusivamente por meio de certificação digital. Lançada no final de 2014, a atualização era demanda antiga. O usuário que dispuser de certificado digital poderá credenciar o usuário e senha pelo próprio sistema.






Justiça 2.0 »

[17 jun 2014 | Conselho Nacional de Justiça ]

Exigido de advogados, magistrados e servidores de tribunais para acesso e movimentação de processos judiciais em meio eletrônico, a certificação digital é o mecanismo que garante proteção a dados confidenciais fornecidos em ações judiciais e aos atos realizados no âmbito do Poder Judiciário. Por isso, foi o instrumento escolhido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para evitar fraudes possíveis de serem cometidas com a violação de informações confiadas ao Judiciário para a resolução de litígios.






Justiça 2.0 »

[28 nov 2013 | Superior Tribunal de Justiça ]

O STJ fechará novembro com um índice de 70% de peticionamento no formato eletrônico, o que significa quase 32 mil petições processadas eletronicamente por mês. A universalização do peticionamento eletrônico é uma das ações estratégicas promovidas pela gestão do presidente Felix Fischer para avançar no caminho da modernidade.






Justiça 2.0 »

[13 ago 2013 | Superior Tribunal de Justiça ]

Desde julho deste ano, com a publicação da Resolução 14/2013, que regulamenta o processo judicial eletrônico e determina que petições iniciais e incidentais sejam recebidas e processadas exclusivamente de forma digital, o prazo para a implementação da obrigatoriedade do peticionamento eletrônico no Superior Tribunal de Justiça (STJ) está correndo.






Notícias »

[5 jun 2013 | Instituto Nacional de Tecnologia da Informação ]

A Associação Paulista de Medicina – APM passou a oferecer atestados médicos registrados com uso do certificado no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. A medida visa coibir a venda de atestados médicos falsificados, prática comum e crescente em praças e ruas do centro paulista. Esse é o segundo modelo de atestado digital utilizado pela associação.






Justiça 2.0 »

[20 maio 2013 | Tribunal de Justiça do Maranhão ]

Documento gerado ou reproduzido em meio eletrônico pelo Judiciário do Maranhão deve receber assinatura digital. O uso de certificado digital na Justiça estadual foi disciplinado com a aprovação, pelos desembargadores da Corte, de Resolução com o objetivo de garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos eletrônicos.






Notícias »

[8 jan 2013 | Instituto Nacional de Tecnologia da Informação ]

Uma tendência que se torna cada vez mais comum no Brasil é o teletrabalho que significa trabalho à distância. Esta prática, onde o funcionário exerce seu ofício de casa, traz vantagens no que se refere ao aumento da produtividade, satisfação profissional e diminuição da necessidade de deslocamento de casa ao escritório. Além disso, há a possibilidade de estabelecer e controlar resultados do próprio trabalho, reduzir despesas de transportes e alimentação, diminuir o stress e possibilitar a melhoria da qualidade de vida individual e em família.