Início » Arquivo

Artigos marcados com: videoconferência

Justiça 2.0 »

[7 ago 2016 | Tribunal de Justiça de São Paulo ]

Na última quarta-feira (3), o juiz Gustavo de Castro Campos realizou três audiências por meio de aplicativo que permite a utilização de recursos audiovisuais. O magistrado está cumulando varas judiciais de duas comarcas – em Porto Ferreira havia na pauta audiências cíveis e, em Tambaú, oitivas de cartas precatórias. Com o uso do aplicativo e estrutura física, equipamentos e software fornecidos pelo TJSP, o magistrado intercalou as audiências cíveis presenciais realizadas da sua sala em Porto Ferreira com as virtuais em Tambaú.

Justiça 2.0 »

[13 jul 2016 | Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região ]

Sempre que precisa realizar uma sustentação oral no Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso, a advogada Carla Braz, que mora em Diamantino, cidade situada a 200km de Cuiabá, no médio norte de Mato Grosso, utiliza uma ferramenta que a faz economizar tempo e dinheiro: a videoconferência. A implantação do sistema, que pode ser utilizado em todas as 29 varas trabalhista do interior de Mato Grosso, tem facilitado a atuação de advogados do interior estado que possuem processos tramitando no TRT.






Jurisprudência »

[15 jun 2016 | Agência CNJ de Notícias ]

A necessidade de apresentação imediata e pessoal dos presos em flagrante a um juiz, princípio basilar das audiências de custódia, foi confirmada recentemente em decisão judicial do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3). O desembargador Paulo Fontes relaxou duas prisões sob o argumento de que a realização de audiências de custódia por meio de videoconferência desvirtua o sentido da ação, idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para humanizar e individualizar o tratamento dado ao preso.






Justiça 2.0 »

[6 maio 2016 | Tribunal de Justiça de Alagoas ]

A Comarca de Porto Calvo, na região Norte de Alagoas, realizou, nesta sexta-feira (6), o primeiro júri popular por videoconferência do interior de Alagoas, com um réu que encontra-se preso no estado de São Paulo. Conduzido pelo magistrado José Eduardo Nobre, o julgamento marca uma nova era tecnológica na Justiça alagoana.






Justiça 2.0 »

[7 abr 2016 | Tribunal de Justiça de São Paulo ]

A tecnologia tomou conta do século 21 com grande velocidade, transformando o mundo globalizado e criando novos e variados recursos tecnológicos. Não é devaneio pensar que não faz muito tempo que a Justiça paulista era composta somente de papéis, que o trabalho era feito de forma manual, que funcionários carregavam o peso do processo de um lado para outro, e que advogados e estagiários corriam para as filas de distribuição e protocolos para não perder prazos. Hoje a realidade é outra.






Justiça 2.0 »

[9 mar 2016 | Tribunal Regional Federal da 3ª Região ]

O TRF3 realizou na terça-feira (8/03) o seu primeiro julgamento com sustentação oral de um advogado por videoconferência na segunda instância da Justiça Federal, que abrange os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Na ocasião, os magistrados da Segunda Turma, reunidos em sessão na capital paulista, julgaram réus envolvidos com o tráfico internacional de entorpecentes e de armas com origem no Paraguai.






Justiça 2.0 »

[27 out 2015 | Conselho Nacional de Justiça ]

Desenvolvido pela atual gestão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Sistema Nacional de Videoconferência começa sua primeira fase a partir desta terça-feira (27/10) para dar mais rapidez e segurança aos atos do Judiciário que demandam comunicação de som e imagem à distância. A ferramenta foi lançada durante a 219ª Sessão Plenária do CNJ e será testada e aprimorada até o final do ano para atender aos milhares de magistrados brasileiros.






Justiça 2.0 »

[20 out 2015 | Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região ]

As novas tecnologias podem ser importantes aliadas da Justiça na busca por mais rapidez e economia processual. Um exemplo disso foi dado na manhã desta terça-feira (20/10), quando o juiz Titular da 13ª Vara do Trabalho da Capital, Ricardo Georges Affonso Miguel, colheu, pela primeira vez, um depoimento via Skype. A inovação permitiu ouvir a distância, desde os Estados Unidos, a única testemunha de um processo sobre assédio sexual que tramita em segredo de justiça.






Justiça 2.0 »

[8 out 2015 | Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul ]

O desembargador Otávio Augusto de Freitas Barcellos realizou nesta quinta-feira (8/10) o primeiro atendimento a advogados via internet do TJRS. O magistrado informou que a ferramenta já é utilizada no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e agradeceu o apoio da Administração do Tribunal de Justiça gaúcho.






Justiça 2.0 »

[4 ago 2015 | Tribunal Regional Federal da 5ª Região ]

O TRF5 realizou, ontem (3/07), a primeira conciliação de julgamento por intermédio de videoconferência no âmbito da Justiça Federal. A sessão foi presidida pelo juiz federal auxiliar da Corregedoria do TRF5 Bruno Teixeira de Paiva, entre as partes Caixa Econômica Federal e Dário Marques da Silva Júnior, com a participação do conciliador Carlos Eduardo Barros Bradley.